Minas Gerais: conheça todas as dicas de viagem para Governador Valadares

Passeios, atrações turísticas e demais dicas de viagem para Governador Valadares

No interior do estado de Minas Gerais, em meio ao Vale do Rio Doce e privilegiada pela natureza, está Governador Valadares, município distante 320 km da capital Belo Horizonte. Atualmente, tal área é uma das mais representativas da atividade pecuária em Minas Gerais e o turismo é uma das principais fontes de renda.

A atração mais procurada em Governador Valadares é o Pico da Ibituruna, a mais de 1.100 m de altitude, com oferta de escaladas e saltos de voo livre. O famoso Rio Doce também desperta a curiosidade dos visitantes, podendo ser admirado em vários bairros da cidade.

Outro ponto de interesse é a Companhia Açucareira Rio Doce, uma antiga usina de cana-de-açúcar tombada como Patrimônio Histórico local. O Parque Municipal de Governador Valadares é mais uma atração natural que, além de ser arborizado, conta com playground, trilhas e mirante.

Na Praça da Estação, está alocada a primeira locomotiva a cruzar o município mineiro, entre as décadas de 1920 e 1930. Há ainda o bairro Ilha dos Araújos, onde fica o Calçadão da Ilha, a Praça Serra Lima com seu chafariz e o Museu Histórico de Governador Valadares, que abriga mais de 1.200 peças de grande valia.

E como uma boa cidade de Minas Gerais, conhecer o Mercado Municipal é garantia de reviver o passado e apreciar boa comida.

O Aeroporto Coronel Altino Machado de Oliveira (GVR) atende à cidade.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Ilha dos Araújos

Ilha dos Araújos

O que levar

O que levar

Governador Valadares possui invernos secos e amenos (raramente frios) e verões chuvosos e com temperaturas elevadas. Portanto, roupas leves e protetor solar são indispensáveis. Para visitar o Pico do Ibituruna, calçado esportivo, mochila e uma jaqueta corta-vento são necessários.

Calçado esportivo

Casaco corta-vento

Mochila

Protetor solar

Roupas leves

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Governador Valadares pode ser visitada o ano todo, mas é em março que costuma estar movimentada devido ao Campeonato Brasileiro de Voo Livre. O inverno é uma boa época também para conhecê-la, já que se trata de uma época seca, enquanto o verão é chuvoso.

Como se locomover

Governador Valadares dispõe de ônibus e táxi. O município possui cerca de duas bicicletas por morador, porém, parte das ciclovias e ciclofaixas têm problemas, como falta de continuidade e irregularidades.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório para nacionalidades fora do Mercosu
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    real
  • Fuso
    UTC-03:00

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.