Saiba tudo o que fazer em Cusco

Dicas de lugares e passeios para fazer em Cusco, no Peru

A fascinante Cusco está localizada em uma região que antigamente era dominada pelo Império Inca. Por conta disso, seu território está repleto de templos e ruínas desses povos, além de marcas culturais.

Cusco serve como base e ponto de partida para os turistas que desejam visitar Machu Picchu, que fica a apenas 70 km de distância da cidade. Elevada à Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, acredita-se que Machu Picchu era uma mescla de cidadela com templo religioso, e foi ocupada pelos Incas entre 1438 e 1533. Hoje, suas ruínas atraem turistas e viajantes do mundo inteiro e é impossível viajar até Cusco sem parar para uma visita a seus encantos e mistérios.

Dentro do território de Cusco, não deixe de visitar a Plaza de Armas local, que marca seu centro colonial.

É lá que podemos encontrar a Catedral de Cusco e também o Templo de la Compañía de Jesús, erguido por jesuítas no que costumava ser um palácio inca.

Quem quer agito e badalação pode aproveitar o Barrio San Blas, repleto de barzinhos e restaurantes para curtir à noite.

Nas proximidades da cidade temos alguns marcos arqueológicos interessantes como Qenko, um antigo templo esculpido em um monolito enorme, que está localizado a 3 km de Cuzco.

Puka Pukara é um ponto de interesse e abriga ruínas de um quartel militar da civilização Inca.

Tambomachay, outro lugar que pode ser visitado pelos turistas, costumava ser o local onde o chefe descansava e realizava cultos à água. Além desses lugares há também o Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman.

Para chegar em Cusco, a melhor opção é via o Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete (CUZ).

Cusco - Catedral de Cusco

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Compras em Cusco

Compras em Cusco

O que levar

O que levar

Cusco e Machu Picchu são locais de altitude elevada, que ficam em regiões montanhosas. É preciso utilizar calçados confortáveis e adequados para caminhar longas distâncias. Casacos leves podem ser uma boa opção, já que o tempo costuma ser um pouco mais ameno. Como os passeios são longos, recomenda-se levar uma mochila ou uma gym sack na mala.

Protetor solar
Chapéu
Casaco corta-vento
Mochila ou gym sack
Calçado esportivo

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Cusco fica bastante concorrida entre os meses junho e agosto. Durante o inverno, as temperaturas médias giram em torno de 10 ºC. O período de chuvas acontece de março a novembro.

Como se locomover

Os atrativos mais distantes devem ser conhecidos de carro ou por meio de passeios com agências de turismo. Há táxis por preços acessíveis na cidade. Uma opção para quem vai até Machu Picchu é pegar o trem, em uma via férrea que faz um trajeto de tirar o fôlego pelas montanhas peruanas.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    não é obrigatório. Brasileiros podem apresentar o RG
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    novo sol
  • Fuso
    UTC-05:00
  • Embaixada
    Av. José Pardo 850, Miraflores, Lima, +51 1 512-0830

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.