Cuiabá, descubra o que fazer na capital mato-grossense

Conheça as principais atrações e pontos turísticos da cidade

Cuiabá, capital do Mato Grosso, é o principal pólo industrial, comercial e de serviços do estado. Uma das mais arborizadas do país, a cidade também oferece aos moradores e turistas muitos parques e praças distribuídos em diferentes pontos.

Seu Centro Histórico foi construído no período colonial e ainda guarda parte da arquitetura da época, como o Calçadão de Cuiabá, o Museu Histórico de Mato Grosso, a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho (tombada como patrimônio histórico), Igreja Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Museu de Arte Sacra, Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, entre outros.

Conhecida nacionalmente por seu desempenho agropecuário, Cuiabá oferece também ótima estrutura de hotéis e restaurantes.

Para quem quer comer bem, a cidade apresenta diferentes estilos de cozinhas, com o melhor da culinária brasileira e internacional.

Diante de tanta diversidade e beleza, a cidade é uma das portas de entrada para quem visita a região do Pantanal, um dos biomas de maior importância nacional.

A região concentra uma grande quantidade de animais selvagens e de belezas naturais que tiram o fôlego de qualquer viajante.

Caso esteja buscando por lindas paisagens e por uma natureza intacta, vale a pena conhecer este lugar, que é considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Para quem vai visitar o local, o Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB) é o principal que atende à região.

Vista aérea de Cuiabá.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Compras em Cuiabá

Compras em Cuiabá

O que levar

O que levar

Por ser considerada uma cidade quente, recomenda-se roupas leves, tênis esportivo confortável e chapéu ou boné.

Roupas leves
Tênis esportivo
Chapéu ou boné

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Cuiabá é conhecida pelas altas temperaturas, mas também tem invernos rigorosos, quando o termômetro marca temperaturas por volta dos 15 °C. De outubro a abril, as chuvas costumam chegar com força na região. Entre maio e setembro, as temperaturas voltam a subir, e o clima mantém-se mais seco.

Como se locomover

Em Cuiabá, você pode utilizar ônibus ou táxi para conhecer a grande maioria dos pontos turísticos.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório para nacionalidades fora do Mercosul
  • Visto
    não é exigido visto de brasileiros
  • Moeda
    real
  • Fuso
    UTC-04:00

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.