Tudo o que você precisa saber sobre a Cracóvia

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cracóvia, na Polônia

Localizada às margens do rio Vístula, a Cracóvia remonta ao século 7, tendo sido um dos principais centros da vida acadêmica, cultural e artística polonesa, além de um dos polos econômicos mais importantes do país. Ela sofreu muito durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se a capital do Governo Geral da Alemanha. Atualmente, é conhecida como uma das cidades mais bonitas da Europa. Seu centro histórico, chamado de Stare Miasto, é Patrimônio Mundial pela UNESCO, assim como a magnífica Catedral de Wawel, construída em estilo românico, gótico e barroco.

Sua praça central, chamada de Praça do Mercado ou Rynek Glowny, é a maior da Polônia e um ponto de interesse turístico. Nela, está a Basílica St. Mary, construída originalmente no século 12 e reconstruída no século 14, e a Igreja de St. Adalbert, com mais de mil anos de história. O belo Cloth Hall, mercado local datado do século 13, possui em seu interior lojas de souvenirs e artesanato. Outras atrações são a Torre da Prefeitura e o Monumento a Adam Mickiewicz.

Há muito o que fazer na Cracóvia, como visitar o majestoso Castelo Real de Wawel, às margens do rio Vístula, um dos principais museus do país. Já o Museu da Universidade Jagellonia situa-se no Collegium Maius, prédio da antiga Universidade de Cracóvia, onde estudou Nicolau Copérnico. Seja no verão ou no inverno nevado, o Planty é um parque que deve ser visitado, possuindo 21 hectares de pura beleza.

Uma homenagem aos judeus que viveram na cidade durante o nazismo foi feita na Praça Bohaterów, onde também está um pedaço do muro do Gueto. Para entender um pouco mais dessa triste realidade, uma atração imperdível é o Museu Oskar Schindler. Outros museus importantes são o Museu Etinográfico e o Museu Arqueológico. Passeio obrigatório é o antigo bairro judeu Kazimierz e, claro, o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, distante apenas 50 km da cidade. A 11 km do centro da cidade, está o Aeroporto Internacional João Paulo II (PDL).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Praças

Praças

O que levar

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão. Um casaco-corta vento é bom em todas as estações.

Casaco corta-vento
Roupas leves
Casaco pesado
Luvas, gorro e cachecol
Calçado esportivo

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Não há uma melhor época para conhecer Cracóvia. O verão seria o período mais indicado para aproveitar mais a cidade. Entre os meses de maio e setembro, as temperaturas estão mais elevadas e os dias são mais longos. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com incidência de neve a partir de dezembro.

Como se locomover

Cracóvia possui ônibus, veículos leves sobre trilhos (VLT), táxi e bicicletas de aluguel, mas é a pé a melhor maneira de se locomover por lá.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    zloty
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    ul. Bajońska 15, Varsóvia, Polônia +48 22 617-4800

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.