Viagem para a Romênia: o que fazer em Cluj-Napoca

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cluj-Napoca, na Romênia

A Romênia está localizada no norte da Península dos Balcãs e na costa ocidental do Mar Negro. O país é o sétimo membro mais populoso da União Europeia, enquanto a segunda maior cidade da nação é Cluj-Napoca, capital da histórica região da Transilvânia.

Construída nas margens do rio Someşul Mic, a cidade também é cruzada por riachos e canais. Uma flora variada cresce no Jardim Botânico de Cluj-Napoca, o que garante um passeio dos mais agradáveis. Outros parques importantes são o Cheile Turzii, o Iulius Park, o Central Park e o Parque da Ópera, que fica atrás do prédio da Ópera Romena de Cluj-Napoca.

Um grande número de castelos rodeia os campos em torno da cidade, com destaque para o Bonţida Bánffy Castle. Construída entre 1923 e 1933, a Catedral Metropolitana Ortodoxa (Dormition of the Theotokos Cathedral) é imperdível. Outras igrejas como a St. Michael’s Church e a Franciscan Church também merecem uma visita. O King Matei Corvin Statue é um monumento imponente em homenagem ao filho ilustre da cidade. Para admirar a localidade do alto, a dica é o Cetatuia Hill.

Entre os museus, destacam-se o Museu Nacional de Arte, o Museu da Farmácia, onde funcionou a quarta farmácia do país, e o Museu Etnográfico da Transilvânia, situado na Floresta Hoia-Baciu. O Teatro Nacional Cluj-Napoca é outra atração, sendo uma edificação em estilo barroco esplêndida, tanto externa quanto internamente.

Há ainda a Universidade Babeş-Bolyai, que recebe grande número de estudantes estrangeiros devido a sua boa reputação, e, para compras, o local é o centro comercial VIVO Cluj-Napoca, visita que já vale pela beleza arquitetônica do edifício.

O Aeroporto Internacional de Cluj (CLJ) está a 9 km do centro da cidade.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Museus

Museus

O que levar

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão, assim como protetor labial para o frio e protetor solar para o calor.

Calçado esportivo

Casaco pesado

Luvas, gorro e cachecol

Protetor labial e/ou solar

Roupas leves

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Cluj-Napoca pode ser visitada em qualquer época do ano, mas os meses com média de temperatura mais agradável estão entre maio e setembro. Agosto é o mês mais quente, ultrapassando com frequência os 30ºC. Janeiro é o mais frio. O inverno possui incidência de neve. Janeiro, fevereiro e março são meses secos, enquanto junho é o mês mais chuvoso.

Como se locomover

O transporte em Cluj-Napoca é muito bom, contando com ônibus, linhas de trólebus, bonde elétrico e táxi.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    leu romeno
  • Fuso
    UTC+02:00
  • Embaixada
    Bulevardul Aviatorilor 40, Sector 1, Bucareste, Romênia +40 021 230-1130

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.