Dos templos à indústria do cinema: a multicolorida Chennai

Belezas históricas e a boa comida fazem desse lugar um dos mais requisitados do mundo

Se você está prestes a decidir um novo roteiro turístico que alie cultura a monumentos incríveis, considere uma viagem para Chennai, capital e maior cidade do estado de Tamil Nadu. Repleta de templos, estátuas hindus, museus e praia, é um dos maiores centros culturais, econômicos e educacionais do sul da Índia. Além disso, é considerada a segunda maior indústria do cinema indiano, a Kollywood.

Não param por aí as classificações positivas alcançadas por Chennai. Em 2015, foi nomeada pela BBC (British Broadcasting Corporation) uma das melhores cidades para visitar e viver, em razão do mix de valores modernos e tradicionais que apresenta.

A gastronomia também foi alvo de elogios pela equipe da National Geographic, que classificou a comida como a segunda melhor do mundo. Em outubro de 2017, toda musicalidade da cidade recebeu um importante reconhecimento ao ser adicionada à lista da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

São muitos, então, os motivos que levam a conhecer Chennai e um deles é o templo hindu Kapaleeshwar, construído em torno do século VII, em arquitetura dravídica. É impressionante perceber a altura dos monumentos multicoloridos e a arquitetura poética deste santuário. Fiéis cantam mantras enquanto visitam o templo, em um ritual religioso quase que diário.

É importante saber que os sapatos devem ser deixados de fora do templo e alguns lugares não permitem fotografias e filmagem. Você tem a opção de contratar um guia oficial, que lhe dará mais informações.

Chennai também é palco de grandes eventos, com destaque para o Festival Internacional de Cinema, organizado pela Indo Cine Appreciation Foundation e por diversas empresas apoiadoras. O objetivo é transmitir toda a expressão dessa rica cultura por meio das telas, promovendo amizade e cooperação entre os povos do mundo. Organizada desde 2002, a mostra traz filmes internacionais e indianos, exibindo mais de 100 filmes.

Mas se engana quem pensa que esse é o setor que mais movimenta capital na cidade. Chennai é importante pólo industrial nos setores automobilístico, de informática, tecnologia, fabricação de hardware e saúde, tanto que foi batizada de Detroit da Índia.

O município conta com o Aeroporto Internacional de Chennai (MAA), inaugurado há quase cinco anos.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Leve apenas roupas leves para o clima quente e seco, principalmente se for viajar entre os meses de dezembro e março. Além disso, como ato de respeito aos valores religiosos e culturais do país, não é recomendado que turistas mulheres usem roupas muito curtas ou justas. Coloque também na mochila:

Garrafa de água

Protetor solar

 

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A estação quente em Chennai vai do fim de abril ao início de julho, com temperatura máxima diária acima de 35°C. A estação mais fresca vai do início de novembro ao meio de fevereiro, com temperatura máxima diária abaixo de 30°C. Durante o ano inteiro, o clima é quente e abafado. O período que vai de dezembro ao meio de março é a melhor época do ano para programar um tour.

Como se locomover

O transporte na cidade é relativamente barato, tanto táxis quanto ônibus comuns e turísticos, e todos levam tranquilamente aos passeios da cidade.

  • Vacina
    é exigida certificação internacional de vacinação contra febre amarela e malária. Recomenda-se também as vacinas de hepatite A e B, febre tifóide, poliomielite, encefalite japonesa, raiva, tétano, difteria e gripe.
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é exigido de brasileiros
  • Moeda
    rúpia indiana
  • Fuso
    UTC+05:30
  • Embaixada
    Embaixada do Brasil em Nova Déli (E) 08, Aurangzeb Road. New Déli – Índia +91 11 2301-7301

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.