Viagem para o Nepal: saiba tudo o que fazer em Catmandu

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Catmandu

O Nepal é um país asiático da região dos Himalaias, sendo famoso por abrigar o Monte Everest. Sua capital e maior cidade é Catmandu, fundada em 723 pelos neuaris e que está a 1.400 m de altitude. O município tem sido o centro da história, da arte, da cultura e da economia do país.

Um grande número de templos e palácios budistas e hindus, a maioria do século XVII, estão espalhados por sua parte antiga, e no Vale de Catmandu estão sete sítios Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Entre os templos, destacam-se o Swayambhunath, localizado no alto de uma colina, e os incríveis Budhanilkantha e Swayambhu Mandir.

A estupa Boudhanath, Patrimônio Mundial cercado por vários monastérios, é um monumento famoso, assim como um dos maiores templos hindus dedicados à Shiva, o Pashupatinath.

Para ver três estátuas coloridas e gigantes de Buda, o local é o Buddha Park. Uma das atrações obrigatórias na cidade é a Kathmandu Durbar Square, ou Praça Real, onde há muitos outros templos e prédios, como o Templo Kasthamandap, uma das construções de madeira mais antigas do mundo, e o Palácio Real.

Já o bairro Thamel é o centro comercial de Catmandu, com muitos hostels, restaurantes, lojas de artesanato e livrarias.

A capital nepalesa é o lar de muitos museus e galerias, incluindo o Museu Nacional do Nepal, que abriga uma extensa coleção de armas, arte e antiguidades de importância histórica e cultural, além do Museu Tribhuvan, que contém artefatos relacionados ao Rei Tribhuvan, o Museu de História Natural do Nepal, a Galeria de Arte Contemporânea de Srijana e a Galeria Moti Azima.

No Vale de Catmandu, a 6 km da capital, está Patan, município com um espetacular centro histórico.

Outra cidade na lista da UNESCO é Bhaktapur, distante 13 km. Ambas as localidades, somada a Catmandu, possuem uma Durbar Square, todas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Lumbini, onde nasceu Buda, Tansen e Janakpur são outros destinos em destaque.

O Aeroporto Internacional de Tribhuvan (KTM)  está a 6 km do centro de Catmandu.

A Durbar Square de Catmandu.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dicas Extras

Dicas Extras

O que levar

O que levar

No verão, inclua roupas leves, protetor solar, calçado esportivo e mochila para caminhar bastante. No inverno, opte pelas roupas quentes. Por ter alto nível de poluição, creme hidratante e lenços umedecidos são importantes.

Calçado esportivo

Lenços umedecidos

Mochila

Protetor solar

Roupas leves

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A melhor época para visitar o Nepal é durante a primavera e o outono, entre os meses de fevereiro e abril e outubro e novembro. O clima nessas épocas do ano apresenta-se ameno e fora das épocas chuvosas, que compreende os meses de maio, junho e setembro. A temperatura média de junho, o mês mais quente, é 23.6 °C. Já em janeiro, no inverno, é 10.1 °C.

Como se locomover

Catmandu tem ônibus, táxis e os famosos tuk-tuks, sendo o ônibus a opção mais barata, inclusive para se deslocar até as cidades do Vale do Catmandu.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    é retirado na chegada
  • Moeda
    rupia nepalesa
  • Fuso
    UTC+05:45
  • Embaixada
    Chundevi Marg, H-155, Maharajgunj, Catmandu +977 1 4721-462/463

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.