Viagem para o México: o que fazer em Campeche

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Campeche, no México

Localizada na Península de Yucatán, a cidade de Campeche é a capital do estado de mesmo nome. Sua fama se dá por ser a única cidade murada do México, assim como um dos mais belos municípios coloniais do país, o que a fez ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1999.

Além de ter um porto colonial encantador, Campeche conta ainda com vários centros cerimoniais maias e reservas naturais.

Caminhar sem rumo pelo Centro Histórico, em meio a suas vielas e casas coloridas, é um dos passeios mais agradáveis na cidade. A região murada pode ser acessada pela Puerta de Mar ou pela Puerta de Tierra.

Os bairros residenciais de San Román, Guadalupe e San Francisco escondem mansões senhoriais com tetos altos, varandas enfeitadas e portas que ostentam majestosos arcos.

A Catedral de Campeche é outro ponto magnífico, assim como a histórica Igreja de San Román e o Jardim Botânico X’much Haltun, que esbanja natureza.

 

Pelo Malecón, o calçadão de Campeche, pode-se passear tranquilamente à beira de uma linda orla, onde há um letreiro colorido com o nome da cidade para turistas fotografarem.

O El Palacio Centro Cultural, o Museu da Arquitetura Maia e o Museu Arqueológico de Campeche, localizado no Forte de San Miguel, construído no século 17, são imperdíveis. E são visitas obrigatórias os sítios arqueológicos de Edzná, o mais próximo do município, Balamkú e Calakmul, a maior cidade maia já descoberta.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Campeche (CPE).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dicas Extras

Dicas Extras

O que levar

O que levar

O clima em Campeche é quente e úmido, o que sugere roupas leves e protetor solar. Um casaco corta-vento e um agasalho são essenciais para os meses de inverno. Por ser um destino com sítios arqueológicos e pontos turísticos próximos, é indispensável o uso de calçado esportivo – assim como um calçado extra, por segurança.

Boné ou chapéu

Calçado esportivo

Casaco corta-vento ou agasalho

Protetor solar

Roupas leves

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Campeche pode ser visitada o ano todo. Em geral, seu clima é quente e úmido, com temperatura média anual de 27°C. No verão, as temperaturas chegam a ultrapassar os 40ºC nos meses de junho e julho. Costuma ocorrer tempestades entre junho e outubro. A média mínima entre dezembro e janeiro, meses de inverno, é de 15ºC.

Como se locomover

Campeche possui ônibus e táxi. Há também um trenzinho que percorre alguns lugares importantes da cidade, além de transporte turístico para os sítios arqueológicos.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    peso mexicano
  • Fuso
    UTC-06:00
  • Embaixada
    Lope de Armendáriz 130, Colonia Lomas de Virreyes, Delegación Miguel Hidalgo, Cidade do México +52 55 5201-4531

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.