Viagem para o Peru: descubra o que fazer em Cajamarca

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cajamarca, no Peru

Cenário dos últimos momentos do império inca, a peruana Cajamarca é a capital e a maior cidade da província de mesmo nome e um importante centro cultural e comercial do norte dos Andes. Sua história é marcada pela Batalha de Cajamarca, quando o Império Inca foi derrotado por invasores espanhóis.

Um dos pontos turísticos mais importantes da região são os Baños del Inca, atração centrada em um Spa que utiliza água de fontes termais. A paisagem da região oferece paredes naturais perfeitas para escalada em rocha, onde se destacam as localidades de Llacanora e Cânion de Sangal.

O Sítio Arqueológico de Cumbemayo está rodeado por um bosque de pedras, contando com ruínas de um aqueduto pré-inca de 8 km de comprimento, enquanto as Janelas de Otuzco formam uma superfície rochosa de origem vulcânica em filas consecutivas.

Já dentro da cidade de Cajamarca, a Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina, em estilo barroco, é visita obrigatória, assim como a Igreja de São Francisco, edificada em 1699 com pedras lavradas.

O Conjunto Monumental Belém, um complexo arquitetônico do século 18, e o Conjunto Monumental La Recoleta, da segunda metade do século 17, são magníficos.

Já o Mirante Natural Santa Apolônia é um ponto estratégico para apreciar a cidade e o vale de Cajamarca.

O Quarto do Resgate é o local onde Atahualpa foi aprisionado e o único vestígio de arquitetura inca no município. A Plaza de Armas, no centro histórico, é o coração de Cajamarca.

O Museu do Sítio Kuntur Wasi, o Museu de Arte Religiosa São Francisco de Assis, o Museu Arqueológico e Etnográfico e a Casa Museu Nicolas Puga completam as atrações.

O Aeroporto Mayor General FAP Armando Revoredo Iglesias (CJA) atende à região.

Visual de Cajamarca, no Peru.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dicas Extras

Dicas Extras

O que levar

O que levar

Cajamarca tem clima semiárido temperado, com inverno suave e verão quente e chuvoso em fevereiro. À noite, a temperatura costuma cair. Portanto, combinar roupas leves com roupas mais quentes é indispensável. Por possuir atrações em meio a sítios arqueológicos, protetor solar e labial, calçado esportivo e uma mochila são importantes.

Calçado esportivo

Mochila ou gym sack

Protetor solar e labial

Roupas leves

Roupas quentes

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Cajamarca pode ser visitada o ano todo. Seu clima é suave, seco e ensolarado durante o dia e frio à noite. A temporada de chuvas se inicia em outubro e termina em abril, os meses entre dezembro e março são os mais chuvosos. Entre meados de janeiro e início de março, ocorre o Carnaval de Cajamarca, um dos festejos mais importantes da região.

Como se locomover

Há serviços de ônibus, vans e táxis na cidade e uma rota rodoviária até o distrito de Baños del Inca.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    não é obrigatório. Brasileiros podem utilizar o RG
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    el nuevo sol
  • Fuso
    UTC-05:00
  • Embaixada
    Avenida Jose Pardo 850, Miraflore, Lima, Peru +51 1 512-0830

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.