Viagem para o Peru: descubra o que fazer em Cajamarca
Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cajamarca, no Peru
Cenário dos últimos momentos do império inca, a peruana Cajamarca é a capital e a maior cidade da província de mesmo nome e um importante centro cultural e comercial do norte dos Andes. Sua história é marcada pela Batalha de Cajamarca, quando o Império Inca foi derrotado por invasores espanhóis.
Um dos pontos turísticos mais importantes da região são os Baños del Inca, atração centrada em um Spa que utiliza água de fontes termais. A paisagem da região oferece paredes naturais perfeitas para escalada em rocha, onde se destacam as localidades de Llacanora e Cânion de Sangal.
O Sítio Arqueológico de Cumbemayo está rodeado por um bosque de pedras, contando com ruínas de um aqueduto pré-inca de 8 km de comprimento, enquanto as Janelas de Otuzco formam uma superfície rochosa de origem vulcânica em filas consecutivas.
Já dentro da cidade de Cajamarca, a Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina, em estilo barroco, é visita obrigatória, assim como a Igreja de São Francisco, edificada em 1699 com pedras lavradas.
O Conjunto Monumental Belém, um complexo arquitetônico do século 18, e o Conjunto Monumental La Recoleta, da segunda metade do século 17, são magníficos.
Já o Mirante Natural Santa Apolônia é um ponto estratégico para apreciar a cidade e o vale de Cajamarca.
O Quarto do Resgate é o local onde Atahualpa foi aprisionado e o único vestígio de arquitetura inca no município. A Plaza de Armas, no centro histórico, é o coração de Cajamarca.
O Museu do Sítio Kuntur Wasi, o Museu de Arte Religiosa São Francisco de Assis, o Museu Arqueológico e Etnográfico e a Casa Museu Nicolas Puga completam as atrações.
O Aeroporto Mayor General FAP Armando Revoredo Iglesias (CJA) atende à região.
