Descubra as planícies da Sibéria ao visitar Bratsk

Com invernos rigorosos e belas paisagens, Bratsk é uma das cidades mais importantes do interior russo

Com pouco mais de 230 mil habitantes, a cidade é uma das maiores da Região de Irkutsk, na Sibéria Oriental russa. Fundada nos anos de 1950, durante o apogeu da União Soviética, seu papel fundamental foi a produção de energia por meio de uma hidrelétrica construída no Rio Angara, que atraiu uma série de indústrias pesadas para o local.

Cercada por belas florestas de taiga, Bratsk proporciona ao seus visitantes uma volta ao tempo, pois permite que você descubra um pouco mais como era a vida no antigo regime comunista do país. Suas construções misturam o estilo ortodoxo e a sobriedade dos prédios soviéticos.

A região é atendida pelo Aeroporto de Bratsk (BTK).

Para seu melhor conforto, recomendamos que você se hospede em Irkutsk e faça uma viagem de um dia para Bratsk, percorrendo os 620 km que as separam.

Um dos marcos da cidade é a Hidroelétrica de Bratsk, que mantém um belo lago que favorece a prática de atividades aquáticas, além de ser ótimo local para piqueniques entre as florestas de taiga que cercam a área.

O Museu Etnográfico e de Arquitetura de Angara é perfeito para compreender os costumes das populações russas e cossacas, além de toda a história da ocupação do interior, desde a conquista pelo Império Russo nos séculos XVIII e XIX até a modernização da Era Comunista.

Belos edifícios em estilo ortodoxo adornam a cidade, como a Igreja Ortodoxa Nativity, com seus domos dourados, e a Igreja Ortodoxa Assunção da Mãe de Deus, com suas paredes azuis e bonito interior.

No Museu da História do Desenvolvimento de Bratsk, você poderá conhecer de perto as riquezas da região, anteriores a conquista russa, ao mergulhar no contexto histórico de tribos e grandes clãs que governavam essa parte da Sibéria.

Atividades ao ar livre, como passeios a cavalo, e trilhas pela floresta permitem amplo contato com a natureza.

Visual de Bratsk.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dica Extra

Dica Extra

O que levar

O que levar

Na cidade, o inverno é rigoroso e atinge -40 °C com facilidade, e, mesmo no verão, quando a temperatura chega aos 25 °C, podem ocorrer dias frios. Por isso, leve casacos pesados, segunda pele, protetores labiais, gorros, luvas e cachecóis.

Botas confortáveis

Casacos pesados

Luva, gorro e cachecol

Protetor labial

Segunda pele

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Para fugir do frio extremo, a melhor época para visitar Bratsk é entre maio e setembro.

Como se locomover

Em Bratsk o transporte público é eficiente, porém limitado na cidade. Por isso, recomendamos a utilização de táxis.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    rublo
  • Fuso
    UTC+08:00
  • Embaixada
    Ul. Bolshaia Nikitskaia, 54, Moscou, Rússia +7 495 363-0366

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.