Viagem a Eslováquia: o que fazer em Bratislava

Capital da Eslováquia reserva encantos arquitetônicos e rica história

Bratislava é a capital da Eslováquia e uma das mais belas cidades da Europa Central. Já foi parte de poderosos impérios, como o Austro-Húngaro, e fez parte do bloco socialista de influência durante a Guerra Fria. Graças ao seu rico passado, que lhe rendeu deslumbrantes monumentos, a cidade hoje floresce em meio às artes e tornou-se excelente destino turístico.

Entre os monumentos que ajudam a contar a história da Europa e do país está o Castelo de Bratislava, o mais importante marco da cidade, que merece uma visita guiada para absorver toda sua importância histórica e cultural.

Em um passeio pelo Centro Histórico de Bratislava, você poderá admirar as charmosas construções, que mesclam diferentes estilos, desde o mais medieval ao mais pós-moderno. Entre os destaques, está a Torre e o Portão de São Miguel e a Praça Principal Hlavné Námestie. Ao redor, inúmeros cafés, restaurantes e lojas exibem belas vitrines e deliciosas opções para o turista matar a fome.

A Igreja de Santa Isabel é famosa por sua coloração azulada e pela arquitetura art nouveau e é um dos marcos de Bratislava.

Mas a grandiosidade fica com a Catedral de São Martín, onde as coroações dos reis e imperadores austro-húngaros ocorreram.

Ao sair do centro, outro local que merece sua visita, a 12 km de distância, é o Castelo de Devín. Essas ruínas medievais ainda conservam parte importante da estrutura original e dão o tom de como era a vida no país durante o século XI. É possível subir até a parte superior e ter uma deslumbrante vista do Rio Danúbio e região.

A arte contemporânea ganha espaço no Museu de Arte Danubiana Meulensteen que, repleto de obras pós-modernas, traz cores e formas ousadas para seu belíssimo acervo.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Bratislava (BTS).

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Dicas Extras

Dicas Extras

O que levar

O que levar

Com clima ameno durante as noites e em boa parte do ano, não deixe de levar um casaco e sapatos confortáveis para caminhar pela região central. Se você optar por ir entre o outono e o inverno, recomendamos segunda pele e protetor labial.

Casaco

Sapato confortável

Segunda pele

Protetor labial

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A cidade tem clima ameno durante quase todo o ano, exceto no verão quando os termômetros sobem. A melhor época para visitar Bratislava é entre maio e outubro.

Como se locomover

A capital da Eslováquia tem excelente transporte público, e muitos de seus principais pontos podem ser visitados a pé. Quem preferir mais comodidade pode sempre optar por táxis ou alugar um carro.

  • Vacina
    não é exigida
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    euro
  • Fuso
    UTC+01:00
  • Embaixada
    Palisády, 47, Staré Mesto, Bratislava, Eslováquia

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.