Descubra as praias e belezas de Aracaju

Ares do interior na primeira capital planejada do Brasil

Fundada em 1855 às margens do Rio Sergipe, o município de Aracaju foi a primeira cidade planejada do país. Projetada para crescer de forma ordenada, sem prejudicar a natureza local, a capital sergipana é reconhecida como uma das mais tranquilas e acolhedoras da Região Nordeste.

Sua localização privilegiada oferece uma gama enorme de atrações próximas do município, como o imponente Cânion do Xingó, situado na divisa com o estado de Alagoas.

As cidades históricas de Laranjeiras e São Cristóvão, ambas a cerca de 24 km de distância da capital, parecem ter parado no tempo com seus casarões antigos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A extensa faixa de areia é perfeita para prática de esportes e atividades físicas. A Orla de Atalaia conta com uma hotéis, além de bares e restaurantes que oferecem pratos típicos da região.

Ela é adequada para caminhadas com a família e também abriga muitas opções de lazer, como quadras esportivas, pistas de skate, área de ginástica, ciclovia e até um kartódromo.

Também na Orla de Atalaia encontramos a sede de Aracaju do Projeto TAMAR, que conta com um Oceanário, além de um tour guiado que explica para o público a importância de preservar as espécies de tartarugas que vivem no Brasil. Visto de cima, o prédio que abriga o projeto tem o curioso formato de uma tartaruga.

Vale a pena caminhar entre os casarões e praças da região do Centro Histórico da cidade.

O Centro de Artesanato local é dedicado para quem quer ir às compras, já que reúne souvenirs e produtos de Aracaju. Não deixe de passar horas experienciando os atrativos dos mercados populares.

O mais visitado deles é o Mercado Central Antônio Franco, que, além do valor histórico-cultural, presenteiam o visitante com os muitos sabores e sensações sergipanas.

Praia de Aruana, em Aracaju - SE.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

Praias

Praias

O que levar

O que levar

Não deixe de colocar em sua mala um sapato confortável para poder andar pela cidade e explorar a região. Óculos de sol e protetor solar são fundamentais para se proteger do sol forte do verão.

Óculos de sol

Protetor solar

Sapato confortável

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

As temperaturas não variam muito durante o ano, marcadas por um verão intenso e clima seco. O período de chuvas acontece entre março e agosto, mas ainda assim, a maioria dos dias são marcados por um clima agradável.

Como se locomover

É possível caminhar pela Orla de Atalaia tranquilamente. Para os demais destinos, utilizar táxis ou alugar um carro pode ser a melhor opção.

  • Vacina
    Vacina: não é exigida | Visto: não é exigido de brasileiros
  • Passaporte
    obrigatório para nacionalidades fora do Mercosul
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    real
  • Fuso
    Fuso horário: UTC-03:00

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.