Viagem para Jordânia: o que fazer em Amã

Dicas de passeios e lugares para visitar na cidade milenar

Localizada entre Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel e Palestina, a Jordânia é considerada um dos principais centros de decisões políticas, culturais e comerciais do vale do Rio Jordão, no Oriente Médio.

Cosmopolita e vibrante, a capital Amã é uma das cidades mais antigas do mundo. Fundada há mais de cinco mil anos, seu território se estende por 19 colinas (jebels), responsáveis pela infinidade de escadarias e características ruas íngremes.

Amã ainda guarda resquícios de ocupações de antigas civilizações que ocuparam seu território ao longo dos séculos. Na histórica Cidadela, por exemplo, é possível encontrar as ruínas do Templo de Hércules, do Palácio Omíada e da Igreja Bizantina. Logo atrás está o Anfiteatro Romano, erguido no século 2 d.C. Com mais de seis mil lugares e uma acústica impecável, o local abriga espetáculos ao ar livre.

Próximos ao anfiteatro ficam o Museu Arqueológico da Jordânia, o Museu do Folclore e o Museu de Tradições Populares, que ajudam o visitante a compreender mais sobre a história e a cultura jordaniana.

O turismo religioso é muito forte na região. Erguida nos anos 80 pelo rei Hussein, a Mesquita El-Malek Abdullah pode ser avistada de quase todos os lugares da cidade por conta de seu domo azul celeste de 35 metros de altura, que lhe rendeu o apelido de Mesquita Azul.

Se houver tempo, também vale conhecer as mesquitas King Hussein Bin Talal e Abu Darwish, tão imponentes quanto a primeira.

Outra atividade muito apreciada pelos visitantes é tomar um  típico banho turco no complexo Al Pasha. Quem gosta de fazer compras pode se deleitar com as inúmeras lojas, bazares e mercados típicos espalhados por essa cidade singular.

Os turistas que visitam Amã, descem no Queen Alia International Airport (AMM), que está a apenas 30 km da capital.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

No inverno faz muito frio, enquanto os verões são quentes e secos. Mesmo assim, a temperatura cai consideravelmente durante a noite. Portanto, mesmo nos meses mais quentes, leve um casaco e uma jaqueta corta-vento, além de protetor solar e labial. Como se caminha muito pela cidade, ter uma mochila para carregar os pertences e um calçado extra é importante.

-> Roupas pesadas (inverno) e leves (verão)
-> Casaco quente e corta-vento (verão)
-> Calçado esportivo extra
-> Protetor solar e labial
-> Mochila

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

Com brisas frequentes, céu limpo e temperatura oscilando entre 25 e 33 ºC, o período ideal para visitar Amã é entre os meses de maio e outubro. O inverno, que pode se estender de novembro até abril, é longo e gelado. Na primavera, principalmente entre abril e maio, chove constantemente.

Como se locomover

A oferta de ônibus na cidade e arredores é farta. Ainda que as corridas de táxi sejam relativamente baratas, recomenda-se negociar o valor antes da viagem, pois indicado pois taxistas costumam aumentar o preço para turistas.

  • Vacina
    é exigida a certificação de vacinação contra febre amarela
  • Passaporte
    obrigatório
  • Visto
    não é exigido de brasileiros
  • Moeda
    dinar jordano
  • Fuso
    UTC+02:00
  • Embaixada
    17 Suleiman Yousif Sukkar Street, Abdoun, Amã, +962 6 592 3941

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.