Viagem para Jordânia: o que fazer em Amã
Dicas de passeios e lugares para visitar na cidade milenar
Localizada entre Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel e Palestina, a Jordânia é considerada um dos principais centros de decisões políticas, culturais e comerciais do vale do Rio Jordão, no Oriente Médio.
Cosmopolita e vibrante, a capital Amã é uma das cidades mais antigas do mundo. Fundada há mais de cinco mil anos, seu território se estende por 19 colinas (jebels), responsáveis pela infinidade de escadarias e características ruas íngremes.
Amã ainda guarda resquícios de ocupações de antigas civilizações que ocuparam seu território ao longo dos séculos. Na histórica Cidadela, por exemplo, é possível encontrar as ruínas do Templo de Hércules, do Palácio Omíada e da Igreja Bizantina. Logo atrás está o Anfiteatro Romano, erguido no século 2 d.C. Com mais de seis mil lugares e uma acústica impecável, o local abriga espetáculos ao ar livre.
Próximos ao anfiteatro ficam o Museu Arqueológico da Jordânia, o Museu do Folclore e o Museu de Tradições Populares, que ajudam o visitante a compreender mais sobre a história e a cultura jordaniana.
O turismo religioso é muito forte na região. Erguida nos anos 80 pelo rei Hussein, a Mesquita El-Malek Abdullah pode ser avistada de quase todos os lugares da cidade por conta de seu domo azul celeste de 35 metros de altura, que lhe rendeu o apelido de Mesquita Azul.
Se houver tempo, também vale conhecer as mesquitas King Hussein Bin Talal e Abu Darwish, tão imponentes quanto a primeira.
Outra atividade muito apreciada pelos visitantes é tomar um típico banho turco no complexo Al Pasha. Quem gosta de fazer compras pode se deleitar com as inúmeras lojas, bazares e mercados típicos espalhados por essa cidade singular.
Os turistas que visitam Amã, descem no Queen Alia International Airport (AMM), que está a apenas 30 km da capital.