Visite Adana, o tesouro milenar da Turquia

Além das belezas naturais, local é um dos mais antigos povoamentos humanos

Com mais de oito mil anos de história, Adana é um dos lugares mais interessantes conhecer em terras turcas. Localizada no Sul da Turquia, a quinta maior metrópole do país fica na região da Cilícia, planície de solo fértil que foi palco de inúmeras disputas entre cristãos e muçulmanos ao longo da História.

Entre as inúmeras belezas locais, destacam-se as fabulosas montanhas do cânion Kapikaya Kanyonu com trilhas, grutas e rios que cortam os rochedos e uma natureza exuberante. Próximo à cidade também ficam as ruínas e o Castelo de Anavarza, construídos e ocupados pelo Império Assírio entre 2500 a.C. e 604 a.C..

Já na área urbana, é interessante dedicar um tempo à Mesquita Central de Sabanci, o maior templo muçulmano do país. Inaugurada em  1998, ela fica no coração de Adana e seus seis minaretes podem ser vistos de qualquer lugar das redondezas.

A construção é um exemplo típico da nova arquitetura otomana, com domo principal de 54 metros de altura e 32 de diâmetro. Seus quatro painéis caligráficos são os maiores de todo o mundo islâmico. Também vale a pena estender a visita aos famosos jardins que a circundam.

As Ruínas de Anavarza.

Outro passeio imperdível é caminhar pela Ponte Tas Kopru, que cruza o rio Seyhan, para ter uma vista fabulosa da cidade. Ao pôr do sol, ela proporciona ótimas fotos.

Torre do Relógio, Buyuk Saat, é um ponto turístico por ser a maior de toda a Turquia. Ao seu redor, comerciantes e feirantes vendem objetos de arte e artesanato.

Para completar a  viagem, às ruínas do Castelo de Kozan, construído durante o Império Bizantino, são uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a história local.

A cidade de Adana é atendida pelo Aeroporto Adana Şakirpaşa (ADA).

Mesquita Central de Adana.

Onde Ficar

Onde Ficar

Onde Comer

Onde Comer

Onde Ir

Onde Ir

O que levar

O que levar

Adana fica próxima ao Mar Mediterrâneo, responsável pelas temperaturas elevadas durante quase o ano todo. Por isso é fundamental se proteger do sol com chapéus e protetor solar. É importante lembrar que as mulheres precisam cobrir a cabeça com lenços para acessar certos locais –  principalmente as mesquitas. Por uma questão cultural, roupas mais fechadas são indicadas tanto para homens quanto para mulheres.

Roupas sem decotes e/ou compridas
Lenço para as mulheres
Protetor solar
Chapéu

Navegue pelo mapa

Navegue pelo mapa

Informações e links úteis

Informações e links úteis

Quando ir

A melhor época para visitar a região é entre março e junho ou entre setembro e novembro, quando faz calor, mas não de maneira excessiva. O mês mais chuvoso é dezembro e o mais frio janeiro.

Como se locomover

A melhor forma de se locomover na cidade é por meio de táxis e carros de aluguel.

  • Vacina
    Não é exigido
  • Passaporte
    Obrigatório
  • Visto
    Não exigido até 90 dias
  • Moeda
    Lira turca
  • Fuso
    UTC+03:00
  • Embaixada
    Resit Galip Caddesi Ilk Adim Sokak, 1, Âncara, Turquia, +90 312 448-1840

Dicas de quem já viajou

Dicas de quem já viajou

Envie sua dica!

Conte como foi sua experiência viajando com a gente.